dehstauffer

TURISTANDO POR SÃO PAULO

Liberdade com o Melhor de Sampa

Esse foi meu segundo tour com o Olavo do Melhor de Sampa. É um walk tour guiado por Bairros ou regiões de São Paulo, que inclui aprendizado sobre cultura, arquitetura, história, geografia, associado a paradas gastronômicas, conhecendo melhor locais turísticos ou não. O tour é sempre uma experiência agradável e surpreendente, e esse da Liberdade não podia deixar de ser assim; começando pela história oculta do bairro, que apesar de ser mais conhecido pela imigração japonesa, está relacionado a história da escravidão do Brasil. No século 17, o pelourinho, forca e cemitério da cidade localiza-se ali. Há relatos até hoje de ossadas encontradas em obras pelo local.

Os tours do OMSP iniciam-se sempre em uma estação de metro, e esse é o melhor meio de transporte para chegar até os locais, já que os passeios começam em um ponto e terminam em outro. O ponto de encontro do tour é no metrô liberdade (Linha azul). Após uma breve introdução no qual o Olavo conta a sua história e descreve da história do local e nos explica como será o tour, seguimos para a Praça da Liberdade com a feirinha, e em seguida, para a Igreja das Almas Dos Enforcados.

Igreja Alma dos Enforcados Igreja Alma dos Enforcados

Após a visita, vamos em direção a nossa primeira parada gastronômica - a cafeteria 89ºC Coffee. Recomendo deixar o café da manhã para tomar aqui, são várias opções deliciosas de salgados, sanduiches, doces, além de deliciosos cafés.

Depois, vamos caminhando pelas ruas do Bairro até chegar ao Largo de Pólvora, em um parque público recém reformado por iniciativa popular.

Agora, seguiremos rumo a segunda parada gastronômica no Kazu café, uma doceria japonês, que fica no primeiro andar do espaço Kazu. Comi o Bolo chiffon, um bolo bem levinho de chocolate.

Próximo a cafeteria, está a loja Fancy Goods, papelaria de coisas fofas, coisas para fazer álbuns de viagens (amo!) e artigos lindos de decoração para a casa. Vale a pena uma visita!

Seguimos para a Vilinha portuguesa, construída na década de 30, outro lugar surpreendente do tour. Na saída, compre um bolinho chinês Moon Cake, na padaria de mesmo nome.

Pelo caminho, o Olavo vai mostrando obras de artistas de rua, dando dicas de onde almoçar e o que comer, contando curiosidades de São Paulo.

Em São Paulo, nos principais pontos turísticos, o sinal de pedestres é personalizado; na Liberdade são 2 modelos diferentes Em São Paulo, nos principais pontos turísticos, o sinal de pedestres é personalizado; na Liberdade são 2 modelos diferentes

A próxima parada foi na Tea Station, primeira casa de chá - Bubble tea de São Paulo. O local é bem interessante, pois é todo cheio de posts its na parede; se não gostar desse chá, como eu, vale muito a pena conhecer mesmo assim.

O último lugar visitado foi a Igreja das Almas Aflitas.

Confira esse e outros Tours do Melhor de Sampa em https://www.omelhordesampa.com/. O Olavo sempre divulga os passeios cerca de uma semana antes das datas, de acordo com a previsão do tempo.

#brazil, #saopaulo, #liberdadesp